3.1 “Samil” O Dia Que Comemora o Movimento da Independência, Em 1919

Samil” – O Dia Que se Comemora o Movimento da Independência (1919) Dia 1 de Março, é feriado nacional, o “Samil“, que literalmente significa “Três-Um” (Movimento 3.1) ou também conhecido como “Demonstrações Manse” (만세). Em 1º de Março de 1919 foi o dia que a Coreia declarou a sua independência do Japão. O movimento de independência foi inspirado pela doutrina do Presidente Woodrow Wilson (Americano) de auto-determinação com base no princípio do direito internacional de que as nações têm o direito de escolher livremente a sua soberania e estatuto político internacional sem coerção externa ou de qualquer interferência externa. Esse movimento, na época, foi historicamente significativo, aumentando o espírito de unidade nacional entre os coreanos mostrando ao mundo que os coreanos não desejavam ser uma nação governada pelo Japão..

O movimento, muito bem organizado, começou com a promulgação da Declaração da Independência e sua leitura pública no Pagoda Park (Seul) em 1 de Março, ou Sam-il, a data escolhida para aproveitar as multidões de pessoas convergentes na cidade de Seul para o funeral do Rei Gojong (고종) nessa data. A um sinal pré-estabelecido, a declaração também foi lida publicamente em mais de 1.500 lugares por toda Coreia. Após a leitura pública da declaração, a multidão marchou pelas ruas gritando “Viva a independência da Coreia! (Manse – 만세)” e, gradualmente, as manifestações pela independência se espalharam para o interior e eventualmente por todo o país.

Embora nenhuma revolta armada ou nenhum tipo de violência foi planejada, o Governo-Geral capturou os ativistas a força, brutalmente matando milhares de pessoas no processo. Muitos líderes da independência e os combatentes foram presos e muitos fugiram do país e juntaram-se a grupos de ativistas exilados.

Em reconhecimento à importância histórica do Samil Chul no dia 1 de Março de 1949, a data foi declarada como feriado nacional.

6 respostas em “3.1 “Samil” O Dia Que Comemora o Movimento da Independência, Em 1919

  1. Gostei do texto explicativo sobre a independência da Coréia,porém, solicito, mais detalhes. Como se chama esta senhorita que aparece no texto? Parece que ela é muito importante para a independência da Coréia, certo?

  2. Pingback: Movimento Primeiro de Março-um importante feriado coreano

  3. Pingback: Mídia Coreana e o Retrato de Uma Era de Sombras

  4. Pingback: Ocupação Japonesa e seu retrato na Mídia Coreana | BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

Deixe um comentário